O que fazer em Rio do Pires

Escrito por Rio do Pires

Uma descoberta para compartilhar 

Visitar o Pico do Barbado, o ponto mais alto do Nordeste, é uma aventura desafiante para quem procura o que fazer em Rio do Pires.

Seu principal ponto turístico, o Pico do Barbado, está na região serrana, aproximadamente 35 km de distância da sede. A formação é o pico mais alto do Nordeste brasileiro e o maior da Bahia, com mais de 2 mil metros de altitude e que fica entre Rio do Pires e Abaíra.

De forma semelhante, outro local que se destaca é chamado de Prainha. Ele está localizado entre as serras e encontra a belíssima Cachoeira do Maratá, com cerca de 20 metros de altitude, bem como uma praia que se forma em torno da região. 

Para quem desejar conhecer mais sobre a história e primeiros habitantes da região, uma parada interessante é no sítio turístico e arqueológico de São Félix, que foi tombado em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O local é cheio de tradições e pinturas rupestres de tribos indígenas que habitaram a área, e abriga uma cachoeira de mesmo nome.

Curiosamente, São Félix é conhecida como “cidade industrial”, por ter sido a maior exportadora de charutos da República.